Este blog tem por objetivo divulgar as ações referentes à preservação e promoção da cultura italiana da Região do Vêneto/Italia no Município de São João do Polêsine/Quarta Colônia/RS
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Escolas do Vêneto estudarão a história da emigração
Imigração Italiana/Immigrazione Italiana | |
Sexta-feira - 28/08/2009
Nas escolas vênetas serão ministradas aulas sobre emigração. No próximo ano escolástico pela vontade da Região do Vêneto, e em particular do Assessor de Fluxo migratório, Oscar De Bona, se estudará em sala de aula a história dos vênetos no mundo, será recontada a sua história e sua aventura, se descreverá a forte ligação que é mantida com a terra de origem.
A medida foi anunciada ontem (27), durante a apresentação da segunda edição da Giornata Veneti nel Mondo, em Asiago, de 29 a 30 de agosto.
"Em setembro, a experiência será avaliada conforme o previsto na legislação regional, nas escolas secundárias do Veneto – afirmou De Bona - e se a iniciativa for bem sucedida, o projeto será ampliado no próximo ano letivo para as escolas de todos os tipos e grau. "Na sala de aula estarão professores migrantes vênetos que testemunharão suas histórias de vida. Foram convidadas a colaborar as Associações de Treviso, Belluno e Vicenza no mundo, que já informaram sobre sua disponibilidade.
Veneti nel mondo: nelle scuole della regione si fara’ lezione di emigrazione
Nelle scuole venete si farà lezione di emigrazione. Nel prossimo anno scolastico per volontà della Regione del Veneto, e in particolare dell’Assessore al Flussi migratori, Oscar De Bona, si studierà in classe la storia dei Veneti nel mondo, si racconterà la loro avventura, si descriverà il forte legame che è stato mantenuto con la terra d’origine.
Lo ha annunciato ieri (27) l’Assessore ai Flussi migratori, Oscar De Bona, in occasione della presentazione della seconda edizione della Giornata dei Veneti nel Mondo che si terrà quest’anno ad Asiago il 29 e 30 agosto.
“A settembre la sperimentazione sarà avviata così come previsto da una Legge Regionale nelle scuole medie e superiori delle città venete – ha detto l’Assessore – e se l’iniziativa avrà successo il progetto sarà esteso il prossimo anno scolastico alle scuole di ogni ordine e grado.” In classe ci saranno come docenti i migranti veneti che testimonieranno la loro vita. Sono state invitate a collaborare le Associazioni dei Trevigiani, Bellunesi e Vicentini nel mondo che hanno già dato grande disponibilità.
Redação revista eletrônica Oriundi
sábado, 15 de agosto de 2009
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
sábado, 1 de agosto de 2009
sábado, 4 de julho de 2009
III CENA ALL'ITALIANA
Dia 08 de agosto às 20h no Salão Paroquial estaremos realizando a III CENA ALL'ITALIANA
CARDÁPIO: Zuppa di Canederlli (sopa de bolinha), lasanha, canelone, tortéi,massas,arroz branco, galeto,saladas,pão, cuca e sobremesa.
APRESENTAÇÕES CULTURAIS: Grupo de Danças Folclóricas Italianas - Società Amici D'italia
Ana Carla Somonetti Rossato - Canções Italianas
VALOR: R$ 15,00 (Adulto) e R$ 8,00 (Crianças até 10 anos
RESERVAS: Até o dia 07 de agosto pelos fones: (55)3269 1053 e (55) 3269 1297
PARTICIPE!
terça-feira, 19 de maio de 2009
A participação da Associação Italiana de São João do Polêsine - Società Amici D’ítalia – no último domingo 17 de maio de 2009, na tradicional “Festa Regional do Arroz” foi muito elogiada por pessoas da comunidade, da Quarta colônia e principalmente de Santa Maria que não se cansavam de fotografar seus familiares no Ambiente Temático – “A Varanda da Nona” construído na Praça Diácono João Luiz Pozzobom, ao lado da Matriz. A Varanda da Nona era o cantinho onde a nona ficava fazendo seu artesanato em crochê e palha de trigo. Um momento de descontração e trabalho ao mesmo tempo, porque a trança de palha de trigo, servia depois, para fabricar o chapéu que era indispensável na lida da propriedade. Muitas vezes, nesse momento a Nona tinha a companhia das comadres e aproveitavam para falar o dialeto italiano e para matar a saudades da Itália. Basta lembrar que isso tudo acontecia depois de toda a lida da casa ter sido realizada e de ter ajudado o marido na lavoura.
Na Varanda da Nona foram colocados objetos e elementos que identificavam os costumes daquela época. No ambiente caracterizado, as Nonas Catarina Brondani e Wilma Bortolotto Giacomini, usando roupas típicas, recebiam os turistas alegremente falando seu dialeto ao mesmo tempo que faziam seu crochê e a trança de palha.
No desfile a Società Amici D’italia, homenagiou os descendentes italianos com alguns meios de locomoção da época: o cavalo, a carreta e a charrete. Trouxe para o presente a nostalgia da lida na propriedade e a descontração do passeio de charrete que na época era considerado um meio de transporte sofisticado. Assim o imigrante italiano ia construindo sua história com muita bravura e coragem. A nossa eterna gratidão as nossas bisnonas e bisnonos e seus descendentes, que desbravaram essa Terra e impulcionaram o progresso de São João do Polêsine e de toda a Quarta Colônia. Esse é o reconhecimento da SOCIETÀ AMICI D’ITALIA a esse povo valoroso.