INTERCÂMBIO CULTURAL COM A ITALIA

INTERCÂMBIO CULTURAL COM A ITALIA
Progetto Soggiorno Giovani Dal Brasile/2010 - Presidente da Associação Veneti Nel Mondo Onlus, Aldo Rozzi Marin, Vice Prefeito de Campo San Martino, Luciano Sandoná, Marco Di Lello, Cordinattore dei Giovani Veneti all'Estro em Italia e Vice-Direttore da Revista "Polesani Nel Mondo" e os polesinenses Carolina Reffatti Ceretta , Eduardo Giacomini Cirolini e Catia Dal Molin, residente na Italia.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014




EPOPEIA  ITALIANA:
UMA VIAGEM PELO TEMPO

  A SOCIETÀ AMICI D’ITALIA POLESANI NEL MONDO têm o orgulho de participou no dia 18 de maio de 2014 da 59ª Festa Regional do Arroz, homenageando a Epopeia de nossos imigrantes italianos, por uma viagem pelo tempo.
A história da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul traz marcas de um povo que, por vários motivos, saiu de sua terra natal na busca de um lugar melhor para viver. Desejo de encontrar “La Cucagna”, de “Far la Mérica”.
No contexto de crise da Europa, no final do século XIX, muitos italianos imigraram para o Brasil. Acamparam no Barracão de Val de Buia, Silveira Martins, rodeado de montanhas, em precária, triste e longa espera. Daí, espalharam-se por outros municípios, entre os quais, São João do Polêsine.
Todos os imigrantes chegaram com os mesmos ideais, os mesmos sonhos de riqueza, as mesmas tarefas, as mesmas técnicas artesanais, os mesmos valores morais, os mesmos costumes e as mesmas crenças religiosas. Sua chegada foi marcada por perdas, sofrimentos, tristezas e superações. Mesmo com todas as dificuldades, havia uma vontade enorme de prosperar, crescer, fazer destas terras uma nova pátria, com novas oportunidades.
Por isso, motivados pelo trabalho e pela fé, conseguiram ultrapassar as barreiras e progredir, encontrando “la cucagna”, tornando-se “paron” (patrão) de sua terra e fazendo deste país sua nova pátria.
Hoje, temos orgulho dessa herança cultural e agradecemos por tudo o que nos deixaram.
Nosso município tornou-se promissor com a cultura do arroz e, hoje, cresce em outros setores como o comércio e a indústria, levando o progresso, a modernidade e o conhecimento a este povo.
O arroz, ao brotar da terra, torna-se nosso ouro, que fez e faz São João do Polêsine celebrar e festejar a 59ª Festa do Arroz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário