INTERCÂMBIO CULTURAL COM A ITALIA

INTERCÂMBIO CULTURAL COM A ITALIA
Progetto Soggiorno Giovani Dal Brasile/2010 - Presidente da Associação Veneti Nel Mondo Onlus, Aldo Rozzi Marin, Vice Prefeito de Campo San Martino, Luciano Sandoná, Marco Di Lello, Cordinattore dei Giovani Veneti all'Estro em Italia e Vice-Direttore da Revista "Polesani Nel Mondo" e os polesinenses Carolina Reffatti Ceretta , Eduardo Giacomini Cirolini e Catia Dal Molin, residente na Italia.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

SÃO JOÃO DO POLÊSINE E LOREO – POLESANI PER POLESANI -REAFIRMANDO A IDENTIDADE VENETA

           A Società Amici D’italia Polesani Nel Mondo juntamente com a Prefeitura Municipal de São João do Polêsine estarão recepcionando a partir do dia 23 de fevereiro de 2017 ciclistas italianos do PROGETTO I Free Bikers di Porto Viro/Italia – Alla ricerca di: Storie, racconti e poesie tra gli emigranti Veneti nel sud America in bicicleta. “Dai andemo via...andemo in Merica”.
 A  comitivida permanecerá em São João do Polêsine até o dia 26 de fevereiro. Os ciclistas estarão trazendo a saudação do Sindaco Moreno Gasparini da Città di Loreo onde em 26 de outubro de 2015 a então Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo Maria Claci Bortolotto   assinou o “Patto di Amicizia” entre as duas cidades em nome da Ex-Prefeita Valserina Maria Bulegon Gassen.  
Em 1893 chegaram os primeiros imigrantes italianos em São João do Polêsine, influenciando de maneira significativa os costumes da comunidade fazendo florescer uma próspera economia e um bem estar social que hoje após quatro gerações ainda perduram os sentimentos dos seus descendentes, verdadeiros laços de amor com a Terra Natal/Italia. Isso se configura  através do gosto pela culinária típica, língua falada o dialeto,  a religiosidade, costumes mantidos no cotidiano das famílias e nas festas paroquiais. O encontro com os italianos  reportam às histórias contadas pelos  bisnonnos e nonos ao longo de suas vidas, o elo entre Brasil e a Italia.  O sentimento de "saudade" que as comunidades de origem  Veneta  carregam em seus corações em relação a tudo que lembra a Italia,  é manifestada pela sede de saber, conhecer e aprender tudo  de sua terra  e dos locais particulares que seus antepassados deixaram. O  Patto di Amicizia é uma etapa para a realização do Gemellaggio. O grande idealizador dessa aproximação entre São João do Polêsine e Loreo, o Sr. Marco Di Lello da Associazione Delta Polesine/Rovigo/Italia é um apaixonado pela imigração italiana e por nossa região.
O “Gemellaggio” entre os dois municípios tem como principais objetivos a realização de intercâmbios de informação sobre o estado atual e sobre o desenvolvimento sócio-econômico das comunidades envolvidas, em particular no âmbito agrícola, ambiental, turístico, sanitário, escolar e administrativo; o estudo das possibilidades de formação de profissionais, trabalhadores, professores e jovens no âmbito linguístico, histórico e cultural e para a formação de administradores para gestão de território.
Por isso convidamos todos os descendentes e os simpatizantes da cultura italiana a estarem conosco nesse momento de grande valor histórico e cultural.
 Dia 24 de fevereiro às 9h na Câmara de Vereadores o grupo  encontrará com autoridades locais,  descendentes e simpatizantes da cultura  italiana. Nessa ocasião acontecerá uma projeção de vídeo sobre a Città di Loreo.  A noite será oferecido um jantar de boas vindas aos visitantes na Casa Diácono João Luiz Pozzobon com a presença das Associações Italianas da Quarta Colônia, Agente Consular da Itália em Santa Maria Oscar José Carlesso, o Desenhista Byrata e demais convidados.
No dia 25 de fevereiro às 8h 30min no auditório da E.E.E.Básica João XXIII acontecerá o encontro oficial entre autoridades de São João do Polêsine e Loreo através de videoconferência via Skype onde haverá as apresentações dos vídeos “ Chi erano i nostri Veci “ , “ Il Polesine dei giorni nostri “ e da Orquestra Jovem Recanto Maestro.

 No Brasil, os ciclistas contam com o apoio logístico de Moacir Dal Castel de Monte Belo do Sul e Presidente do Circolo Vicentino da Serra Gaúcha.  Em São João do Polêsine eles visitarão o Pólo Turístico Religioso Diácono João Luiz Pozzebon, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica – CAPPA, a Igreja Matriz São João Batista, a Máquina à Vapor, símbolo da Imigração italiana no Município, o Painel dos Tropeiros, Símbolo da cultura gaúcha, além dos Distritos do Recanto Maestro e Vale Vêneto. O grupo também visitará pontos turístico da Quarta Colônia como Centro de Pesquisas Genealógicas -CPG em Nova Palma, o Jardim da Esculturas, Júlio de Castilhos e São Pio em Faxinal do Soturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário